Na Profissão de Trader Esportivo existe algumas armadilhas invisíveis que em muitas vezes não conseguimos percebê-las e por isso acabamos tendo algum prejuízo.

O trabalho de Trader Esportivo causa em muitos profissionais a falsa impressão de que é fácil ganhar dinheiro, alguns porque mesmo não trabalhando corretamente, contam com a sorte e acham que isso é duradouro e logo mais tarde perdem tudo. Outros pela euforia de ganhar mais e mais (ganância), o que muitas vezes no final das contas te deixa no prejuízo.

Separei 5 erros que muitos cometem e não percebem, são eles:

1- Não Realizar o Estudo Necessário Do Jogo

Depois de um certo tempo trabalhando como Trader Esportivo, é normal se acomodar um pouco, porém alguns se acomodam muito e deixam de fazer o estudo pré-jogo, que é primordial para que tenha base estatística para montar sua estratégia, quais técnicas poderão ser usadas e a tática das operações, que serão tomadas de decisão rápida durante a partida.

Tudo isso pode ser descartado, ou ser feito sem eficiência devido ao não estudo pré-jogo.

Muitos jogos não são muito previsíveis ao vivo e nestes tipos de jogos o estudo pré-jogo é ainda mais importante, pois sem ele, fica difícil tomar alguma decisão de investimento.

Por exemplo, vamos imaginar um Trader da bolsa de valores, você acha certo ele realizar um investimento numa empresa a qual ele desconhece seu histórico, não realizou a análise fundamentalista e nem gráfica, ou seja, ele não tem a mínima ideia se as ações dessa empresa irão valorizar ou desvalorizar, parece meio loucura isso não é mesmo?

Isso é o que acontece com um Trader Esportivo que opera em um jogo que ele não realizou um estudo completo pré-jogo, ele não tem ideia de como o mercado está vendo o jogo e em muitas vezes o jogo pode nos enganar.

Outro exemplo, um time grande joga com um time muito fraco e o Trader acha que será um jogo fácil para o time grande e resolve investir em muitos gols a favor do time grande sem realizar o estudo pré-jogo, porém o retrospecto recente do time grande mostra que ele não está marcando muitos gols, principalmente contra times mais fracos devido à falta de motivação e com isso o investimento a favor de muitos gols será um péssimo investimento.

Lembre-se, o estudo pré-jogo é muito importante para guiá-lo durante a partida.

2 – Não Elaborar Estratégia, Tática e Técnica

Para realizar um trabalho sério e que gere ganhos consistentes a longo prazo é essencial que o Trader elabore e defina a estratégia, técnica e tática para cada jogo em que for fazer trading, isso fará com que o Trader esteja preparado para os possíveis contratempos uma vez que tem sua estratégia definida.

  • Estratégia

É o planejamento das operações do Trading, é o plano para o próximo jogo, onde é necessário responder algumas questões como:

  • A Stake (valor a investir)?
  • Qual a porcentagem desejada?
  • Quais os melhores mercados para operar no jogo?
  • Como os times jogam?
  • Qual a importância do jogo?
  • Os times irão completos?
  • Qual o clima (tempo) para a partida?
  • Quais seus métodos de trabalho ao vivo?

É preciso ter claro seu objetivo e definir quais os melhores mercados a operar para alcançar seu objetivo.

  • Tática

É como executar o planejamento realizado podendo definir:

  • Quais os momentos do jogo a investir?
  • Quais os mercados a investir se houver mudança não esperada no jogo?
  • Analisar os primeiros 10 minutos de jogo

A tática dependerá da sua estratégia.

  • Técnica

É o modo, a maneira como irá realizar seu objetivo no jogo através das técnicas:

  • Fazer um Scalping
  • Back (a favor) ao favorito
  • Lay (contra) o Empate
  • Com proteção ou não

Entre muitas outras técnicas existentes, a técnica a utilizar dependerá das táticas definidas.

Exemplificando:

Estratégia para operação

  • Alcançar 10% da Stake (valor investido), utilizando os mercados de Over 1,5 gols e Over 2,5 gols, analisar os primeiros 5 minutos de jogo e entrar nos momentos de pressão e em bolas paradas como escanteios e faltas perigosas.
  • Utilizar software para otimizar a operação
  • Transmissão TV

Táticas que podem ser usadas

  • Se sair gol antes dos 5 primeiros minutos, trabalhar nos mercados de Over 2,5 gols e Over 3,5 gols
  • Assistir sem delay
  • Se não estiver no mercado e sair um gol, continuar analisando o jogo e buscando situações boas para entrar.

Exemplo de técnicas que pode utilizar

  • Back Over 1,5 gols no primeiro tempo com proteção no 0 x 0.
  • Back Over 2,5 gols sem proteção.
  • Back ao time que está ganhando quando ele tiver a posse de bola.

Entre diversas técnicas a serem utilizadas.

Lembre-se, elabore sua estratégia, sua tática e escolha as técnicas para todos possíveis acontecimentos do jogo.

“Nunca tenha pressa para ganhar muito nem queria pular etapas, a experiência e os bons resultados vão aparecer gradativamente.”

3 – Não Acompanhar o Jogo Ao Vivo e Sem Delay

Existem algumas técnicas como Back, Lay, Over entre outras que se usadas com proteção não há muito problema haver um delay um pouco alto, porém já vi muitos Traders que realizam operações com delay superior a 20 segundos, alguns justificam que só fazem com delay acima de 5 segundos quando estão usando técnicas em que investem e aguardam o gol.

Considero essas técnicas muito mais como apostas do que trading, uma vez que se o gol não sai o prejuízo é bem alto.

Técnicas como a de buscar o gol entrando e saindo em momentos de pressão, em bolas paradas e scalping são técnicas que não há como executar com delay maior que 5 segundos ou verá sua banca indo por água abaixo.

Muitos Traders esquecem do delay a acabam por usar uma técnica em que é necessário um delay bem próximo de zero e sem perceber ou sem tomar uma providência continuam a realizar trading sem a estrutura necessária, o que com o tempo os prejudicam muito.

Lembre-se, o Trading se realizado corretamente seguindo todas suas regras básicas se torna muito lucrativo a longo prazo.

4 – Não Ter Uma Meta Para o Jogo

Um Trader iniciante normalmente se preocupa muito com as técnicas e acaba se esquecendo de que não há uma técnica mágica que sempre lhe dará lucro, as técnicas são sim muito importantes, porém a escolha do jogo, o estudo pré-jogo e a análise ao vivo são os principais ao meu ver, porque com um jogo bem escolhido e analisado será muito mais fácil definir as melhores técnicas para aquele jogo.  

Muitas vezes não adianta de nada toda a preparação (escolha do jogo, análise pré-jogo, análise ao vivo) se não há um objetivo claro para aquela partida, quantos % pretendo ganhar nesse jogo ou quanto em dinheiro é seu objetivo.

Uma vez alcançado o objetivo no jogo, você pode até continuar a operar, mas serão operações muito mais cautelosas, pois já conseguiu o objetivo inicial, então o que vier a mais é lucro.

Quando não há um objetivo claro, muitas vezes o Trader realiza operações de risco muito alto, as vezes sem necessidade e sem proteção, e o que acontece muitas vezes é que em certo momento do jogo o Trader já ganhou um bom lucro e mesmo assim continua a operar em risco elevado, pois ele não irá parar até o juiz apitar o final da partida, porque não existe meta.
Isso em muitas vezes acaba abrindo espaço para a ganância e no final das contas mais uma vez acaba em prejuízo e perda da banca ou de boa parte dela.

Lembre-se, tenha uma meta clara e alcançável para cada jogo.

5 – Querer Recuperar o Prejuízo

Uma coisa que nenhum Trader gosta é de ter o famoso RED, mais conhecido como prejuízo, e as vezes pode ocorrer sim, pois, estamos trabalhando com futebol e algumas vezes temos umas surpresas que acabam gerando algum tipo de prejuízo.

Por essas e outras é muito importante a gestão da banca, trabalhar sempre com valor próximo de 10% do total (que já acho bem alto).

Uma coisa que um Trader Profissional não faz é recuperar prejuízo, esse pensamento não existe, uma operação nunca é igual a outra, uma operação ruim foi uma operação ruim, supere isso e parta para a próxima, porém só depois de absorver aquela operação ruim.

Há Traders que só voltam a operar no dia seguinte quando estão com a cabeça fresca, mas se você faz uma boa gestão de banca, um red de vez em quando não te deixará tão mal.

O grande problema é que alguns Traders por não fazerem uma boa gestão de sua banca, colocam investimentos que os comprometem, e quando acontece um red (prejuízo) ficam abalados e acabam fazendo operações de alto risco para ‘recuperar’ o valor perdido.

Na maioria das vezes quando se faz Trading sem calma para analisar, sem estudo adequado e juntamente sem a frieza necessária, tudo isso se torna a fórmula para o fracasso tendo um red ainda maior.

Lembre-se, prejuízos acontecem devido a imprevisibilidade do futebol, por isso a gestão da banca e as análises do jogo a trabalhar são muito importantes, tenha frieza e calma antes de continuar a fazer Trading após um red.